Nino Cais
Ação e Reação

Casa do Brasil, Madri, Espanha

19.02.2018 - 20.04.2018

Nino Cais participa da exposição coletiva Ação e Reação, na Casa do Brasil, Setor Cultural da Embaixada do Brasil em Madri. A mostra está enserida no programa VIP da ARCOMadrid 2018.

Pier Stockholm
Solid Void

Peana Projects, Monterrey, Mexico

03.02.2018 - 16.03.2018

Pier Stockholm participa de Solid Void, uma exposição coletiva de artistas cujas obras se baseiam em materiais, processos e questões teóricas da disciplina arquitetônica. Solid Void apresenta obras de Alois Kronschlaeger, David Rodriguez Caballero, Pier Stockholm e Francisco Ugarte.

Joana Vasconcelos
Obras de arte públicas

Paris e Nice, França

02.02.2018

Joana Vasconcelos foi convidada pelos municípios de Paris e Nice para criar uma obra de arte pública permanente para cada uma das cidades francesas, a ser instaladas em 2018.

O Município de Nice anunciou o seu convite a um grupo de artistas para criar uma obra para a nova linha de metropolitano Oeste-Este da cidade, selecionados por um comité de especialistas dirigido por Jean-Jacques Aillagon, ex-ministro da Cultura de França. Um grupo de 12 artistas franceses e internacionais, alguns dos quais naturais da cidade de Nice, terá as suas obras instaladas ao longo de 9 estações. A obra de Vasconcelos será instalada na estação de Ferber, no passeio marítimo da cidade.

A artista criará também uma obra de arte pública para a cidade de Paris, no contexto de um programa artístico que acompanha as obras decorrentes da extensão da linha de metropolitano de superfície. Trata-se de uma iniciativa do Município de Paris, em conjunto com a Fondation de France, que pretende envolver os cidadãos no planeamento do território. Joana Vasconcelos foi a artista escolhida por um grupo de residentes do 18.º bairro de Paris para criar um projeto a ser instalado na Porte de Clignancourt.

Juliana Cerqueira Leite
Another Echo

Sculpture Center, Nova York, EUA

29.01.2018 - 02.04.2018

Juliana Cerqueira Leite participa da exposição Another Echo, apresentada através do In Practice, programa de bolsas do SculptureCenter via open call para artistas emergentes. Exemplificando o espírito da missão do SculptureCenter, In Practice oferece novas maneiras mais inovadoras de descobrir a arte, estimular a experimentação e dar aos participantes a oportunidade de desenvolver e apresentar novos trabalhos.

A exposição apresenta obras recentemente comissionadas de: Elena Ailes e Simon Belleau, Nobutaka Aozaki, Cudelice Brazelton, Priyanka Dasgupta e Chad Marshall, Carey Denniston, Jules Gimbrone, Baseera Khan, Juliana Cerqueira Leite, Courtney McClellan, Jon Wang, Carmen Winant e Lachell Workman e é comissariada por Allie Tepper, Curatorial Fellow da SculptureCenter's 2018.

Saiba mais

Juliana Cerqueira Leite
Eye to eye

Arsenal Contemporary, Nova York, EUA

25.01.2018 - 25.02.2018

Juliana Cerqueira Leite participa da exposição Eye to eye, organizada pela Arsenal Contemporary, Nova York. A exposição tem o intuito de capacitar os sobreviventes da violência de gênero através do apoio ao Sanctuary For Families, o maior serviço de proteção e auxílio aos sobreviventes de violência doméstica, tráfico sexual e formas correlatas de violência de gênero. Ao apresentar e vincular artistas com os quais seus relacionamentos foram marcados pela generosidade e troca, o objetivo da Arsenal Contemporary é criar uma encarnação física de sua dedicação a essa causa. Este notável acervo de artistas os inspira através de sua produção criativa, seus diversos relacionamentos com o fazer, a história e a memória e, em última análise, sua frente de cuidados. As contribuições generosas dos artistas e o seu apoio ajudam o Sanctuary For Families a progredir no âmbito do suporte aos sobreviventes, construindo bases mais fortes ao romper ciclos de desabrigo, pobreza e violência.

Saiba mais

STEPHEN DEAN
Naturel pas naturel

PALAIS FESCH MUSEÉ DES BEAUX-ARTS, Ajaccio, França

19.01.2018 - 30.04.2018

O Palais Fesch - Museu de Belas Artes e FRAC Corsica unem forças para apresentar nos ambientes do Museu de Ajaccio um projeto baseado no encontro entre arte antiga e contemporânea: NATUREL PAS NATUREL.

A exposição é realizada com o apoio do Museu Nacional Picasso - Paris.

Felipe Mujica
TRENES QUE VUELAN DE UN PLANETA A OTRO, SAMURÁIS QUE LUCHAN EN UN PASADO INMUTABLE

GALERÍA GABRIELA MISTRAL, Santiago, Chile

12.01.2018 - 18.02.2018

Trenes que Vuelan de un Planeta a Otro, Samurais que Luchan en un Pasado Inmutable é uma retrospectiva do artista chileno residente em Nova York, Felipe Mujica, especialmente concebida para a Galería Gabriela Mistral, em Santiago, Chile. A exposição apresenta uma seleção de estudos realizados ao longo de quase 23 anos: desenhos, colagens, cadernos de artistas, desenhos de computador e documentações variadas, ou seja, registros de um contínuo e longo processo de trabalho em oposição a uma retrospectiva de sua obra principal.

Tony Camargo
A Obscuridade Íntima das Coisas

Souvenirs From Earth, França e Alemanha

01.01.2018 - 28.02.2018

Tony Camargo participa da mostra de vídeo-arte brasileira A Obscuridade Íntima das Coisas, através do Canal de TV dedicado à arte contemporânea Souvenirs From Earth, disponível na França e na Alemanha.

Artistas: Martha Gofre, Dirnei Prates, Isabel Ramil, Claudia Paim, Bruno Borne, Ricardo Carioba, Marcellvs L, Tony Camargo, Maria Lúcia Cattani, Marina Camargo, Gisela Mota, Leandro Lima, Guilherme Dable, André Severo, Luiz Roque e Nelton Pellenz. Curadoria de Laura Cattani e Munir Klamt.

eduardo berliner
PROJETO CAVALO: QUADRIVIUM 8 PATAS

Jacaranda, Rio de Janeiro, Brasil

16.12.2017 - 31.01.2018

Cadu, Adriano Motta, Eduardo Berliner e Paulo Vivacqua embarcaram em 2011 no Projeto Cavalo, produzindo juntos, interferindo nos processos criativos um do outro. O resultado dessa experimentação e pesquisa é apresentado agora na exposição Projeto Cavalo: quadrivium – 8 patas.

Explorando aspectos individuais da produção recente de cada um, ao mesmo tempo que diluindo, através do trabalho em conjunto, o princípio de “autoria”, a dinâmica do projeto poderia ser comparada ao movimento de um carrossel: cíclico e constante.

A proposta foi justamente investigar os atributos simbólicos do carrossel; objeto lúdico, que agrega características visuais, espaciais e sonoras, além da metáfora do tempo cíclico e da infância. Um cosmos estacionado, preso em sua minúscula rota, mas que nem por isso deixa de espelhar as voltas do universo em que está inserido.

O resultado apresentado no Jacaranda é um híbrido de gabinete de curiosidades e jardim murado, em que objetos, sons, esculturas, desenhos, pinturas e vídeos, borram as fronteiras das linguagens, dos campos semânticos e refletem a gravidade de órbitas individuais e coletivas em curso de colisão.

ASSUME VIVID ASTRO FOCUS
ÁNGELES VELOCES ARCANOS FUGACES

FAENA FORUM, MIAMI, EUA

05.12.2017 - 10.12.2017

assume vivid astro focus promove a instalação interativa ángeles veloces arcanos fugaces, com curadoria de Ximena Caminos, no Faena Forum, em Miami, EUA.