JOANA VASCONCELOS
I'M YOUR MIRROR

FUNDAÇÃO SERRALVES, PORTO, PORTUGAL

14.02.2019 - 24.06.2019

Esta exposição reúne mais de 30 peças, datadas de 1997 até à atualidade, cobrindo duas décadas de prática artística e analisando o seu desenvolvimento como artista. Inclui muitas das suas obras mais conhecidas, como a Cama Valium (1998), A noiva (2001–05), Burka (2002), Coração independente vermelho (2005), Marilyn (2011) e Lilicoptère (2012), assim como novos trabalhos criados para esta exposição, como Finisterra, I’ll Be Your Mirror ou Solitário (todos de 2018). Vários dos grandes trabalhos de exterior foram instalados nos jardins do Parque de Serralves.

I’m Your Mirror foi organizada pelo Museo Guggenheim Bilbao, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Kunsthall Rotterdam, Roterdão, e foi comissariada por Enrique Juncosa, curador independente, e Petra Joos, curadora do Museo Guggenheim Bilbao.

MANUELA RIBADENEIRA
PORTADORES DE SENTIDO

MUSEO AMPARO, PUEBLA, MÉXICO

09.02.2019 - 22.07.2019

Manuela Ribadeneira participa da exposição coletiva Portadores de sentido, com curadoria de  Sofía Hernández Chong Cuy, no Museo Amparo, Puebla, México. A mostra reúne 70 artistas de 16 países da América Latina e Caribe cujas obras foram adquiridas pela Coleção Patricia Phelps de Cisneros (CPPC) entre 1990 e 2015. O Projeto foca no diálogo entra a coleção de arte contemporânea e outros temas como: arte moderna, arte colonial, artistas itinerantes do século XIX e objetos etnográficos da bacia do rio Orinoco. Permite-nos ver os artistas como pensadores analíticos e sensíveis do seu meio ambiente que, juntamente com as suas obras, são portadores de significado.

RODOLPHO PARIGI
PERDONA QUE NO TE CREA

CARPINTARIA, RIO DE JANEIRO, BRASIL

02.02.2019 - 09.03.2019

Rodolpho Parigi participa da mosta coletiva Perdona que no te crea, com curadoria de Victor Gorgulho, na Carpintaria-Fortes D'Aloia e Gabeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

JULIANA CERQUEIRA LEITE
PRÊMIO [AWARD]

POLLOCK-KRASNER FOUNDATION GRANT

31.01.2019

Juliana Cerqueira Leite foi anunciada como recipiente do Pollock-Krasner Foundation Grant. Os recursos serão utilizados para a produção de uma exposição no Museo Archeologico Nazionale di Napoli, Itália.

 

ALEX CERVENY, DANIEL ACOSTA E RODOLPHO PARIGI
DA TRADIÇÃO À EXPERIMENTAÇÃO

FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO, PORTO ALEGRE, BRASIL

26.01.2019 - 10.03.2019

Alex Cerveny, Daniel Acosta e Rodolpho Parigi participam da exposição Da Tradição à Experimentação, na Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, Brasil. A mostra apresenta um recorte da coleção de gravuras realizadas no Ateliê de Gravura, reunindo 100 artistas com passagem pela residência do programa Artista Convidado, além de Iberê Camargo.

ALBANO AFONSO
THE SUPERNATURAL

21C MUSEUM, NASHVILLE, EUA

26.01.2019 - 26.10.2019

Albano Afonso participa da exposição coletiva The SuperNatural, com curadoria de Alice Gray Stites, no 21c Museum Hotel Nashville. Como as imagens do mundo pós-industrial se transformam nos bytes e pixels da era digital, o sublime se torna o sobrenatural. Invocando o passado e o futuro em uma crítica do presente, a exposição The SuperNatural documenta as realidades atuais enquanto fazem referência às tradições estéticas dos séculos XIX e XX.

Influenciadas pelo romantismo e pelo surrealismo, pela ciência e pelo comércio, essas visões narram como os sonhos e os detritos da era industrial geraram a promessa e o perigo da era digital e exploram o potencial de adaptação às realidades viscerais e virtuais do futuro.

Para mais informações, visite o site: https://www.21cmuseumhotels.com/museum/exhibit/the-supernatural/

SANDRA CINTO E VÂNIA MIGNONE
INEQUÍVOCO

FCDP, LAS PALMAS DE GRAN CANARIA, ESPANHA

25.01.2019 - 25.05.2019

Sandra Cinto e Vânia Mignone integram a exposição coletiva Inequívoco. A mostra apresenta uma seleção de 16 obras pertencentes à Coleção da Fundación Canaria para el Desarrollo da la Pintura, em Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. 

ALBANO AFONSO E SANDRA CINTO
Passado/Futuro/Presente: Arte contemporânea brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo

MUSEU DE ARTE MODERNA, SÃO PAULO, BRASIL

22.01.2019 - 21.04.2019

Albano Afonso e Sandra Cinto participam da exposição Passado/Futuro/Presente: Arte contemporânea brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, com curadoria de Vanessa K. Davidson e Cauê Alves, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil.

JOANA VASCONCELOS
BRANCO LUZ

LE BON MARCHÉ, PARIS, FRANÇA

17.01.2019 - 17.02.2019

O prestigiado armazém Le Bon Marché desafiou Joana Vasconcelos a criar uma instalação para o seu espaço na Rive Gauche parisiense. Branco Luz é o título da exposição em que Joana Vasconcelos apresenta Simone, uma nova obra da série Valquírias, concebida para as icónicas escadas rolantes do Le Bon Marché.

Composta por diferentes tonalidades de branco, com apontamentos prateados e luzes coloridas, Simone integra diversas técnicas artesanais no seu corpo têxtil de 30 metros de comprimento que envolve as escadas e se prolonga pelo átrio da loja. Um segundo corpo ocupa as vitrinas, convidando os transeuntes a entrar. O seu nome, Simone, presta homenagem a duas personalidades francesas que marcaram a história – Simone de Beauvoir e Simone Weil, ambas guerreiras das suas causas.

DARÍO ESCOBAR
VOLLGAS - FULL SPEED

MUSEUM ART.PLUS, DONAUESCHINGEN, ALEMANHA

17.01.2019 - 19.01.2020

Darío Escobar participa da exposição coletiva Vollgas - Full Speed, no Museum Art.Plus, Donaueschingen, Alemanha. A mostra apresenta trabalhos de artistas internacionais com foco em carros e velocidade.