DANIEL LIE
WELT KOMPAKT?

MUSEUMSQUARTIER VIENNA, VIENA, ÁUSTRIA

23.06.2017 - 06.09.2017

Daniel Lie participa da exposição Welt Kompakt?, com curadoria de Ursula Maria Probst, em Viena. A mostra conta com mais de trinta artistas, do Brasil e Áustria, que debatem sobre questões políticas, sociais e éticas. 

events.wien.info

ALBANO AFONSO
MONEY LAUNDERING

SIXTYEIGHT ART INSTITUTE

17.06.2017 - 08.07.2017

Albano Afonso participa da exposição coletiva Money Laudering, com curadoria de Rodolfo Andaur, no SixtyEight Art Institute, em Copenhagem, Dinamarca.

www.sixtyeight.dk

DANIEL LIE
YOU OR I? COLLECTIVE SOUL. ETHICS OF TOGETHERNESS.

MELK, ÁUSTRIA

16.06.2017 - 20.08.2017

Daniel Lie participa do Festival na cidade de Melk, Áustria, com a performance Preparation. A exposição coletiva You or I? Collective Soul. Ethics of a Togetherness conta com a curadoria de Ursula Maria Probst.  

publicart.at

EDUARDO BERLINER
ESOPO

MOMA, NEW YORK, EUA

15.06.2017

Nove desenhos de Eduardo Berliner da série Esopo foram adquiridos pelo MoMA, New York.

Dentro do projeto de publicar clássicos da literatura mundial, a editora Cosac & Naify convidou o artista Eduardo Berliner para renovar a interpretação pictórica das fábulas, dispostas em ordem alfabética.

Ao incorporar a ideia de que os textos trazem animais metaforizando homens, Berliner criou situações tão irônicas e perturbadoras quanto as narradas no texto. Em nanquim preto, os desenhos dividem espaço com as fábulas impressas em vermelho, dispostas cada uma em uma página, como se a proposta fosse oferecer ao leitor um texto por dia, em uma experiência completamente nova para se deliciar com os tão conhecidos animais de Esopo, interpretados por Eduardo Berliner.

LUCAS SIMÕES
NOVO ARTISTA REPRESENTADO

CASA TRIÂNGULO, SÃO PAULO, BRASIL

14.06.2017

Temos o prazer de aunciar que a Casa Triângulo agora representa o artista Lucas Simões.

A exploração da matéria como forma de expressão na obra de Lucas Simões não é, como a primeira vista pode parecer, um fetiche pela materialidade, mas ao contrário, uma pesquisa que pretende preencher de significado o suporte do objeto artístico. Sua formação como arquiteto, onde técnica e poética estão profundamente entrelaçadas, dá uma das possíveis chaves de entendimento de sua produção.

Pintura, cartografia, livros, fotografia, concreto, aço, papel... já foram objetos de sua investigação. Através de uma experimentação cotidiana com a matéria e o saber-fazer, o artista encontra os meios necessários de expressão, como nas esculturas e instalações mais recentes em concreto, que refletem sua pesquisa sobre arquitetura brutalista e o fracasso do seu sentido utópico.

ALAIR GOMES
LOEWE FOUNDATION

MADRID, ESPANHA

13.06.2017

Dezenove fotografias de Alair Gomes, apresentadas na mostra Young Male: Fotografias de Alair Gomes, na Casa Triângulo, em 2016, com curadoria de Eder Chiodetto, foram adquiridas pela Loewe Foundation.

DANIEL LIE
O TERCEIRO MUNDO PEDE A BENÇÃO E VAI DORMIR

DESPINA, RIO DE JANEIRO, BRASIL

31.05.2017 - 21.06.2017

Daniel Lie é um dos artistas participantes da exposição O terceiro mundo pede a benção e vai dormir, com curadoria de Victor Gorgulho, na Despina, Rio de Janeiro. A mostra se divide entre obras e registros históricos que tenham passado ao largo de uma narrativa canônica do movimento e obras contemporâneas que desafiam e propõem novas conversas sobre os signos da tropicalidade, antropofagia e subdesenvolvimento, em suas diversas manifestações e flexões analíticas.

despina.org

IVAN GRILO
COL. SOLOMON R. GUGGENHEIM MUSEUM

NEW YORK, EUA

29.05.2017

Ivan Grilo é o mais novo artista brasileiro a integrar o acervo do Solomon R. Guggenheim Museum de New York com as obras Tempos Difíceis, 2015 [placa de bronze, 15 x 35 cm] e Cabeça do Chico, Ouro do Rei, 2016 [impressão e pintura sobre papel algodão, 100 x 160 cm]. Parabéns Ivan!

NAZARETH PACHECO
FRONTEIRAS - LIMITES E INTERSEÇÕES ENTRE A ARTE E O DESIGN

CAIXA CULTURAL, SÃO PAULO, BRASIL

27.05.2017 - 30.07.2017

A Caixa Cultural São Paulo apresenta a exposição Fronteiras - limites e interseções entre a arte e o design, com a participação da artista Nazareth Pacheco e curadoria de Marcus de Lontra Costa.

Abraham Palatnik, Waltércio Caldas, Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e Angelo Venosa, entre outros participam da mostra juntamente com os designers Carlos Motta, Hugo França, Rodrigo Almeida, Sérgio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e Zanine Caldas. 

ERICA FERRARI
ESTUDO PARA MONUMENTO

FUNARTE SÃO PAULO, BRASIL

27.05.2017 - 10.07.2017

A artista Erica Ferrari apresenta a sua instalação selecionada no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo. O projeto Estudo para Monumento foi elaborado especialmente com madeira e material de descarte, em parte carbonizado. 

No trabalho há o tensionamento entre a história e significado do edifício modernista Columbushaus, projetado em 1932 pelo arquiteto alemão Erich Mendelsohn e incendiado em junho de 1953, em protesto popular na antiga Berlim Oriental; e a primeira sede da União Nacional dos Estudantes – UNE, na Praia do Flamengo, que sofreu atentado em abril de 1964 e hoje é reconstruída com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.