DARÍO ESCOBAR - STORIES OF ABSTRACTION: CONTEMPORARY LATIN AMERICAN ART IN THE GLOBAL CONTEXT

DARÍO ESCOBAR
STORIES OF ABSTRACTION: CONTEMPORARY LATIN AMERICAN ART IN THE GLOBAL CONTEXT

Exibindo trabalhos de artistas Americanos, Europeus e da América Latina, entre eles Darío Escobar, a exposição Stories of Abstraction: Contemporary Latin American Art in the Global Context explora como a linguagem visual abstrata gerou profundos questionamentos culturais e políticos dentro da sociedade latino-americana e seu desenvolvimento paralelo ao abstracionismo europeu e americano. Os trabalhos apresentados foram doados para o Phoenix Art Museum por Nicholas Pardon, co-fundador do antigo espaço SPACE Collection - a maior coleção de arte abstrata latino-americana nos Estados Unidos pós 1990.

https://phxart.org/exhibition/stories-of-abstraction/

THIAGO ROCHA PITTA - NOITE DE ABERTURA

THIAGO ROCHA PITTA
NOITE DE ABERTURA

Casa Triângulo tem o prazer de anunciar Noite de Abertura, de Thiago Rocha Pitta, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, como parte do Programa Intervenções, que comissiona artistas visuais para criarem projetos para as áreas externas da instituição, no Aterro do Flamengo. Com abertura hoje, 2 de setembro - data que marca os dois anos do trágico incêndio que destruiu o Museu Nacional - a obra Noite de Abertura apresenta um vídeo e uma escultura de Thiago Rocha Pitta, ambos inéditos, inaugura o programa curatorial de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes.

https://www.mam.rio/programacao/programa-intervencoes-thiago-rocha-pitta/

YURI FIRMEZA - CASA CARIOCA

YURI FIRMEZA
CASA CARIOCA

Com curadoria de Marcelo Campos e Joice Beth, a próxima exposição de longa duração do Museu de Arte do Rio (MAR) contará com obras de Yuri Firmeza, entre outros artistas. A mostra intitulada Casa Carioca, fará parte da programação cultural do Congresso Mundial de Arquitetos (UIA 2021) e irá reunir cerca de 800 obras que exploram temas relacionados à casa e o habitar no Rio de Janeiro e Brasil.

http://museudeartedorio.org.br/programacao/casa-carioca-mar/

ASSUME VIVID ASTRO FOCUS - EL CASTILLO DE LAS JUNGLAS IMPOSSIBLES

ASSUME VIVID ASTRO FOCUS
EL CASTILLO DE LAS JUNGLAS IMPOSSIBLES

Com curadoria de Michael Herzog e Valentina Locatelli, a exposição coletiva El Castillo de las Junglas Impossibles reúne cerca de 50 trabalhos de artistas contemporâneos latino-americanos, entre eles AVAF (Assume Vivid Astro Focus). Oferecendo uma reflexão sobre o processo de criação da arte e a articulação de sua liberdade e democratização em escala global, a mostra compartilha diferentes realidades, tradições e experiências com os espectadores.

https://www.artchateau.org/exhibitions

TONY CAMARGO - O BRASIL QUE EU QUERO

TONY CAMARGO
O BRASIL QUE EU QUERO

O Brasil que eu quero é um ditado popular contemporâneo no Brasil. A frase tem sido usada para nomear artefatos culturais, incluindo um programa de tv popular de domingo e canções de funk carioca. Como uma hashtag, reúne diversos memes virais da internet. Essas imagens são criativas e lúdicas, e podem servir de inspiração para a imaginação de um futuro melhor em tempos sombrios como a era atual no Brasil.

Para a programação apresentada na plataforma digital do Centre d’Art Contemporain Genève, Luiz Roque escolheu obras audiovisuais recentes de seis artistas brasileiros e um coletivo uruguaio que se enquadram na proposta. Tony Camargo apresenta VP29, 2018, obra da série videomódulos que sugere a utopia da transposição de lugar da pintura, mediante novas propostas técnicas, sem abandonar o caráter e a presença física tradicional de um quadro.

http://5e.centre.ch/en/works

DARÍO ESCOBAR - COLECCIÓN JUMEX: ON THE RAZOR'S EDGE

DARÍO ESCOBAR
COLECCIÓN JUMEX: ON THE RAZOR'S EDGE

Organizado por Patricia Marshall, a exposição On The Razor’s Edge reúne trabalhos da Colección Jumex. A mostra foi desenvolvida sob quatro temáticas: migração e liberdade; corpo humano; ambientes; e a irrepressível e sempre incompleta passagem do tempo. Reunindo mais de 40 artistas, entre eles Darío Escobar, a exposição aborda questões urgentes do mundo contemporâneo e a precariedade que envolve a existência neste momento atual.

https://www.fundacionjumex.org/en/exposiciones/193-coleccion-jumex-al-filo-de-la-navaja

SANDRA CINTO - ENTRE BORDAS: SONS QUE ESCAPAM

SANDRA CINTO
ENTRE BORDAS: SONS QUE ESCAPAM

Sandra Cinto participa da exposição coletiva Sons Que Escapam que conta com curadoria de Paula Braga. A mostra, que realiza uma homenagem ao músico e performer americano John Cage, reúne obras que tratam da sutileza sonora da quietude. A exposição acontece no SESC Santo André e, devido à pandemia da COVID-19, será transmitida ao vivo pelo youtube no dia 7 de agosto.

https://www.abcdoabc.com.br/santo-andre/noticia/sesc-santo-andre-apresenta-exposicao-entre-bordas-sons-que-escapam-105844

 

DANIEL LIE - TOKO BUKU LIONG

DANIEL LIE
TOKO BUKU LIONG

Com curadoria de Adelina Luft, o CEMETI (Institute for Art and Society) realiza uma exposição individual e online de Daniel Lie intitulada Toko Buku Liong (A Livraria Liong). Com o intuito de discutir os processos de migração vividos pela família dx artista da Indonésia para o Brasil, a mostra reúne quadrinhos feito pelos avós de Lie e discute sobre a construção de identidade e as dinâmicas de subjetividade do país após sua independência.

 

https://tokobukuliong.com/

STEPHEN DEAN - LE COURS DES CHOSES

STEPHEN DEAN
LE COURS DES CHOSES

Com curadoria de Alice Motard e Sandra Patron, Stephen Dean participa do programa de cinema Le Cours des Choses. Pensada em reação imediata à pandemia do COVID-19, que levou ao auto-isolamento de quase metade da população mundial e à cessação repentina de todas as atividades não essenciais, a exposição Le Cours des choses reúne trinta filmes e vídeos de artistas cujas obras podem ser reinterpretadas à luz da atual crise da saúde.

 

http://www.capc-bordeaux.fr/programme/le-cours-des-choses

 

GUILLERMO MORA - EL RESTO

GUILLERMO MORA
EL RESTO

Guillermo Mora participa da exposição coletiva El Resto. Com curadoria de Marina Alonso, Pau Cassany, Sofía Enríquez e Dailey Fernández, mostra propõe uma reflexão sobre o papel do artista, o processo criativo e a gênese da obra de arte, e não dos objetos finais consumidos como produtos.

https://museo.unav.edu