eduardo berliner
PROJETO CAVALO: QUADRIVIUM 8 PATAS

Jacaranda, Rio de Janeiro, Brasil

16.12.2017 - 31.01.2018

Cadu, Adriano Motta, Eduardo Berliner e Paulo Vivacqua embarcaram em 2011 no Projeto Cavalo, produzindo juntos, interferindo nos processos criativos um do outro. O resultado dessa experimentação e pesquisa é apresentado agora na exposição Projeto Cavalo: quadrivium – 8 patas.

Explorando aspectos individuais da produção recente de cada um, ao mesmo tempo que diluindo, através do trabalho em conjunto, o princípio de “autoria”, a dinâmica do projeto poderia ser comparada ao movimento de um carrossel: cíclico e constante.

A proposta foi justamente investigar os atributos simbólicos do carrossel; objeto lúdico, que agrega características visuais, espaciais e sonoras, além da metáfora do tempo cíclico e da infância. Um cosmos estacionado, preso em sua minúscula rota, mas que nem por isso deixa de espelhar as voltas do universo em que está inserido.

O resultado apresentado no Jacaranda é um híbrido de gabinete de curiosidades e jardim murado, em que objetos, sons, esculturas, desenhos, pinturas e vídeos, borram as fronteiras das linguagens, dos campos semânticos e refletem a gravidade de órbitas individuais e coletivas em curso de colisão.

ASSUME VIVID ASTRO FOCUS
ÁNGELES VELOCES ARCANOS FUGACES

FAENA FORUM, MIAMI, EUA

05.12.2017 - 10.12.2017

assume vivid astro focus promove a instalação interativa ángeles veloces arcanos fugaces, com curadoria de Ximena Caminos, no Faena Forum, em Miami, EUA.

TONY CAMARGO
CONTRAPONTO: COLEÇÃO SÉRGIO CARVALHO

MUSEU NACIONAL - SETOR CULTURAL SUL, BRASÍLIA

17.11.2017 - 25.02.2018

Flávio Cerqueira e Tony Camargo participam da exposição coletiva Contraponto: Coleção Sérgio Carvalho, com curadoria de Tereza de Arruda, no Museu Nacional, em Brasília. 

DANIEL LIE E YURI FIRMEZA
BIENNALE JOGJA XIV

JOGJA NATIONAL MUSEUM, YOGYAKARTA, INDONESIA

02.11.2017 - 10.12.2017

Daniel Lie e Yuri Firmeza participam da XIV Bienal da Indonésia - Biennale Jogja, no Jogja National Museum, em Yogyakarta, Indonésia.

assume vivid astro focus
abstracto viajero andinos fetichizados

mate - museo mario testino, lima, peru

27.10.2017 - 01.04.2018

assume vivid astro focus inaugura a exposição abstracto viajero andinos fetichizados, com texto de Kiki Mazzucchelli, no Museo Mario Testino, em Lima, Peru.

http://www.mate.pe/en/whats-on/abstracto-viajero-andinos-fetichizados/

JOANA VASCONCELOS
WOMEN HOUSE

MONNAIE DE PARIS, paris, frança

20.10.2017 - 28.01.2018

Joana Vasconcelos integra a grande coletiva de mulheres artistas Women House, organizada pela Monnaie de Paris, em colaboração com o National Museum of Women in the Arts, Washington, D. C.

Comissariada por Camille Morineau e Lucia Pesapanne, esta mostra, que será a primeira de uma série de coletivas de mulheres artistas, aborda a relação de dois conceitos: um género - o feminino - e um espaço - o doméstico. Partindo de um texto de Virginia Wolf, escrito em 1929, em que a autora defende a reclamação do espaço da mulher na casa e, por conseguinte, na sociedade, as comissárias traçaram um percurso expositivo de oito capítulos, onde se explora a complexidade das várias perspetivas sobre o tema.

A exposição reúne obras de trinta e nove artistas de várias gerações e nacionalidades, desde nomes consagrados como Louise Bourgeois, Niki de Saint Phalle, Martha Rosler, Mona Hatoum, Cindy Sherman e Rachel Whiteread, até às gerações mais novas com Pia Camil (México), Nazgol Ansarinia (Irão), Isa Melsheimer (Alemanha) e Laure Tixier (França), entre outras.

A obra La Theiére (2010), de Joana Vasconcelos, será mostrada, juntamente com outras obras monumentais, num dos pátios do histórico edifício da Monnaie de Paris, situada entre a Ponte das Artes e a Ponte Nova.

https://www.monnaiedeparis.fr/en/expositions-temporaires/women-house

lucas simões
A thousand Roaring Beasts: Display Devices for a Critical Modernity

Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, Sevilha, Espanha

19.10.2017 - 04.03.2018

Lucas Simões participa da exposição A Thousand Roaring Beasts: Display Devices for a Critical Modernity, no Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, em Sevilha, Espanha.

assume vivid astro focus
histórias da sexualidade

masp - museu de arte de são paulo, são paulo, brasil

19.10.2017 - 14.02.2018

assume vivid astro focus participa da exposição Histórias da Sexualidade, com curadoria de Adriano Pedrosa, Lilia Schwartz, Pablo León de la Barra e Camila Bechelany, no MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=314&periodo_menu=breve

lucas simões
politics of dreams

fondation hippocrène, paris, frança

12.10.2017 - 16.12.2017

Lucas Simões participa da exposição Politics of Dreams, na Fondation Hippocrène, com obras da Otazu Foundation Collection, com atenção especial a artistas latinoamericanos e ibéricos.

http://fondationhippocrene.eu/en/activite/

MARCIA XAVIER
READY MADE IN BRASIL

CENTRO CULTURAL FIESP, SÃO PAULO, BRASIL

09.10.2017 - 28.01.2018

Marcia Xavier participa da exposição coletiva Ready Made in Brasil, com curadoria de Daniel Rangel, no Centro Cultural FIESP, em São Paulo. 

http://centroculturalfiesp.com.br/evento/ready-made-in-brasil