JOANA VASCONCELOS
GATEWAY

EDINBURGH ART FESTIVAL, JUPITER ARTLAND, EDIMBURGO, ESCÓCIA

28.07.2019

Fundado em 2004, o Edinburgh Art Festival reúne as principais galerias, museus e espaços de arte do país. Nesta edição do festival, Joana Vasconcelos inaugura Gateway, projeto especialmente comissionado para o Jupiter Artland; uma piscina situada dentro de um jardim e acompanhada por um delicado espaço de vidro, compondo uma atmosfera única para contempletação e imersão.

 

www.jupiterartland.org/artwork/gateway


JOANA VASCONCELOS
I'M YOUR MIRROR

KUNSTHAL, ROTTERDAM, HOLANDA

20.07.2019 - 17.11.2019

Esta exposição reúne mais de 30 peças, datadas de 1997 até à atualidade, cobrindo duas décadas de prática artística e analisando o seu desenvolvimento como artista. Inclui muitas das suas obras mais conhecidas, como a Cama Valium (1998), A noiva (2001–05), Burka (2002), Coração independente vermelho (2005), Marilyn (2011) e Lilicoptère (2012), assim como novos trabalhos criados para esta exposição, como Finisterra, I’ll Be Your Mirror ou Solitário (todos de 2018). Vários dos grandes trabalhos de exterior foram instalados nos jardins do Parque de Serralves.

I’m Your Mirror foi organizada pelo Museo Guggenheim Bilbao, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Kunsthall Rotterdam, e foi comissariada por Enrique Juncosa, curador independente, e Petra Joos, curadora do Museo Guggenheim Bilbao. 

https://www.kunsthal.nl/en/plan-your-visit/exhibitions/Vasconcelos/

STEPHEN DEAN
ROPE

FONDS RÉGIONAL D'ART CONTEMPORAIN, CORTE, FRANÇA

19.07.2019 - 17.11.2019

Stephen Dean apresenta a obra Rope, no Fundo Região de Arte Contemporânea em Corte, França. Além do trabalho de Stephen, a mostra apresenta também um projeto da artista francesa Anne Deleporte.

 

http://www.cnap.fr/stephen-dean-rope

JULIANA CERQUEIRA LEITE
OROGENESIS

MUSEO ARCHEOLOGICO NAZIONALE DI NAPOLI, NAPÓLES, ITÁLIA

17.07.2019 - 23.09.2019

Juliana Cerqueira Leite apresenta sua primeira exposição individual em uma instituição na Europa, Orogenesis, no Museo Archeologico Nazionale di Napoli, em Nápoles, Itália.

A mostra é resultado de dois anos de intensa pesquisa, culminando em uma série de complexas e expressivas obras inéditas. Juliana reorganiza, através de movimentos e gestos, o corpo humano por meio de transformação. 



Articulando elementos artísticos e científicos, Juliana investiga os Calchi, corpos escavados de gesso que foram vítimas da erupção de Pompeia. Relacionando a posição dos corpos encontrados a outros contextos da cultura contemporânea, a artista explora elementos da história, questionando as esperanças humanas para o futuro.
 

https://www.museoarcheologiconapoli.it/en

ALEX CERVENY
NOUS LES ARBRES

FONDATION CARTIER POUR L'ART CONTEMPORAIN, PARIS, FRANÇA

12.07.2019 - 10.11.2019

Com curadoria de Bruce Albert e reunindo artistas, botânicos e filósofos, a Foundation Cartier apresenta a exposição Nous les Arbres. Organizada em torno de vários grandes conjuntos de obras, a mostra dá voz a numerosas figuras que, através de sua jornada estética ou científica, desenvolveram um forte e íntimo vínculo com as árvores, revelando assim a beleza e a riqueza biológica dessas grandes protagonistas do mundo vivo, hoje ameaçadas com desmatamento em larga escala.


https://www.fondationcartier.com/en/exhibitions/nous-les-arbres

ALEX CERVENY
PALIMPSESTO

MUSEU LASAR SEGALL, SÃO PAULO, BRASIL

29.06.2019 - 21.10.2019

Alex Cerveny apresenta a exposição individual Palimpsesto, com curadoria de Giancarlo Hannud, no Museu Lasar Segall, em São Paulo.

A mostra reúne um conjunto de 44 gravuras e 16 matrizes, que traçam um panorama do trabalho gráfico do artista, que ao longo de sua trajetória investiga as possibilidades técnicas e expressivas da gravura. As obras apresentadas trazem resquícios do silencioso trabalho de gravação da matriz, seus tropeços e hesitações, e exibem versões e alternativas usualmente vetadas ao olhar do público.

http://www.mls.gov.br

ASSUME VIVID ASTRO FOCUS
ANNOUNCING VICTORY AS FAILURE

ROSKILDE FESTIVAL, ROSKILDE, DINAMARCA

29.06.2019 - 06.07.2019

Roskilde é o maior e mais antigo festival de música e artes do norte da Europa. Para a edição de 2019, avaf desenvolveu uma plataforma site specifict que irá receber uma intensa programação de palestras e apresentações variadas.


https://www.roskilde-festival.dk/en

DARÍO ESCOBAR
GLOBE AS A PALLETE ; CONTEMPORARY ART FROM THE TAGUCHI ART COLLECTION

KUSHIRO ART MUSEUM, HOKKAIDO, JAPÃO

28.06.2019 - 29.08.2019

Darío Escobar participa da exposição coletiva Globe as a Pallete ; Contemporary Art from the Taguchi Art Collection, no Kushiro Art Museum, Hokkaido, Japão.

DARÍO ESCOBAR
ACE: ART ON SPORTS, PROMISE, AND SELFHOOD

UNIVERSITY ART MUSEUM, UNIVERSITY AT ALBANY, NOVA IORQUE, EUA

28.06.2019 - 07.12.2019

Darío Escobar participa da exposição coletiva Ace: Art on Sports, Promise and Selfhood, na University Art Museum University at Albany, State University of New York - Albany, Nova Iorque, EUA.

 

https://www.albany.edu/university-art-museum/ace-art-sports-promise-and-selfhood

ALBANO AFONSO
NEW REALITIES

FERNELMONT CONTEMPORARY ART FESTIVAL, FERNELMONT, BELGIUM

08.06.2019 - 15.09.2019

Albano Afonso participa da exposição coletiva New Realities, com curadoria de Gustavo Urruty no Fernelmont Contemporary Art Festival. O festival anual reúne trabalhos de diferentes suportes, como desenhos, fotografias, esculturas e instalações, em salões e parques de castelos do século XIII.

https://bit.ly/2IgtoON